Diomício Gomes
rotam
Unidade deve receber mais 20 policiais até o final do ano
Nova tropa das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) agrada população em seu primeiro dia de retorno integral às ruas. As dez equipes participam da Operação Saturação, em áreas onde há grande concentração de bancos e de comércio, realizando abordagens a suspeitos. "Foram várias oportunidades, ao longo do dia, que as pessoas acenavam para nossas equipes e agradeciam pela volta da Rotam às ruas", comentou o novo comandante da Rotam, major Cláudio Jorge Taufick.
A Ronda Tática Metropolitana (Rotam) da Polícia Militar (PM) retomou oficialmente o uso do fardamento e viaturas pretas nesta sexta-feira (2). Hoje também o major Cláudio Jorge Taufick assumiu o comando do grupo em substituição ao tenente-coronel Luiz Alberto Sardinha Bites. Ao todo, 70 policiais integram a unidade. A estimativa da PM é que mais 20 policiais integrem a Rotam até o final do ano, a partir da finalização do curso de formação.
O comandante geral da PM, coronel Edson Araújo, afirmou que a Rotam volta às ruas com a farda tradicional, mas desempenhando seu papel cidadão. Abusos e excessos não serão tolerados tanto desse grupo especial quanto dos demais PMs. Para isso, a Polícia Militar está reforçando sua corregedoria. “Queremos uma corregedoria forte e mais do que nunca o Ministério Público estará conosco, nos fiscalizando ainda mais, assim como a mídia”, comenta o coronel.